quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Festa de 15 anos

Todos já ouviram falar da festa de 15 anos. Essa comemoração era chamada antigamente de baile debutante e marcava o momento em que a família apresentava a filha para a sociedade, mostrando que estava pronta para se casar. E isso era levado muito à sério. Para se ter uma idéia, era preciso de dois vestidos. O primeiro, mais simples, servia para receber os convidados e simbolizava a inocência. O segundo, mais luxuoso, tinha que ser usado à meia-noitem quando a jovem fazia a entrada triunfal, a estréia no mundo adulto.

Hoje, a coisa mudou e não tem nada a ver com o casamento. Mas celebrar os 15 anos é o sonho de muitas adolescentes. É praticamente um show, no qual a aniversariante brilha numa festa feita com todo o glamur a que tem direito. Para esta noite, é bom contratar empresas especializadas em eventos. O preço varia conforme o número de covidados, o local escolhido e a quantidade de atrações, podendo chegar até 30 mil reais. As idéias tem que bater conforme o que sua família pode gastar.

Para não pagar mico, é bom tomar alguns cuidados. Antes de tudo, planeja a festa no mínimo com seis meses de antecedência. Se for contratar uma emprese, verifique se ela é honesta antes de pagar pelos serviços de bufê, decoração, fotografia e DJ. E, se convidar os 15 casais de amigos para dançar valsa com você, veja se eles estão mesmo afim. Outra coisa importante a decidir é o tema da festa. Aqui tem 3 sujestões.

Estilo Clássico

É um baile de debutante tradicional no qual se ofereçe um jantar aos convidados, que devem ficar sentados em mesas. Flores, toalhas e tecidos são todos de cores claras. É preciso também dos dois vestidos e os 15 casais também. Há mais duas danças: com o pai e com o avô.

Vantagem: como é um clássico, nunca sai de moda. Com certeza, a família vai adorar.
Desvantagem: sendo tradicional, a festa pode parecer meio "careta" para seus amigos. Eles ainda podem se sentir meio desconfortáveis com tantas regras de etiqueta

Estilo Moderno

Inclui as valsas com o pai, com o príncipe e a troca de vestidos, mas os 15 casais não são obrigatórios. Laranja e pink são cores em alta para decoração, que também podem ter balas, doces e pirulitos. O jantar em mesas é servido apenas aos adultos. Para jovens, são as fingers foods, comidinhas servidas em pequenas porções no bar perto da pista de dança. A aniversariante pode fazer uma terceira troca de vestido, usando um modelo mais descolado para curtir a balada após o corte do bolo.

Vantagem: descontraída como uma balada, a festa vai divertir os amigos e até virar o evento mais marcante da escola.
Desvantagem: alguns parentes podem achar a comemoração "jovem demais" e não ficar a vontade.

Estilo temático

Existem muitas opções: baile de máscaras, festa à fantasia, de volta aos anos 60 (ou 70), luau havaiano, uma noite em Hollywood... Da até para ter como tema seu filme preferido. Esta festa foge completamente à regra, então não há limites para a criatividade. Como é mais informal, até o jantar em mesas pode ser dispensado. A valsa com o pai e o príncipe aidna aconteçe, mas pode ser trocada por outra música que combine mais com o tema.

Vantagem: é diferente e costuma ser mais em conta, já que há vários serviços adaptados ao estilo do evento.
Desvantagem: a aniversariante corre o risco de não ficar tão em evidência. Uma convidada pode usar a mesma fantasia, por exemplo.

É isso por hoje!
Desculpe a ausência novamente e prometo postar mais!

AGRADECIMENTO à Revista Witch, nº 74

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Awn, você clicou aqui?
Então pode mandar a ver e dizer o que pensa do blog ou da postagem!